domingo, 10 de novembro de 2013

Algumas verdades sobre Mais Médicos e medicina cubana

Quais são os reais objetivos do Programa Mais Médicos? Aliás, por que ele se tornou necessário? Importar médicos cubanos? Mas por que cubanos? Ora, a medicina castrista nem é tão boa assim...

Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, faltam médicos no Brasil. O país tem apenas 1,8 médico por mil habitantes, número bem inferior aos nossos hermanos argentinos (3,2) e uruguaios (3,7). Tudo bem, disso todos desconfiávamos: faltam médicos e ponto final. E assim, minha concordância com Dilma Rousseff termina por aqui. Mas antes de falarmos dos cubanos, vamos botar os neurônios para funcionar: primeiramente, por que faltam médicos?

Em entrevista ao Instituto Mises Brasil, o advogado, professor e doutor em Teoria e Filosofia do Direito, Adrualdo Catão defende a desregulamentação dos cursos de medicina. Não obstante a escassez destes profissionais, é extremamente difícil abrir uma nova faculdade de medicina. É um setor extremamente regulamentado pelo estado e protegido pelas entidades médicas. Deixando o laissez-faire ou o livre mercado atuar com mais fluidez, a concorrência se acirraria, aumentando a oferta de médicos, melhorando a qualidade dos serviços, e pressionando os salários estratosféricos para baixo. Assim, mais pessoas teriam acesso à medicina. Simples, não é?

O Programa Mais Médicos não seria necessário se os cursos de Medicina não fossem tão regulamentados pelo estado.

Em caso emergencial - o qual vivemos hoje, e no qual não teríamos tempo hábil para esperar a formação de novos médicos, somente uma solução seria possível: importar profissionais do exterior, como o governo vem fazendo. Só que a medicina cubana não é tão boa quanto dizem os boleros: não há nenhuma universidade cubana no ranking da Capes, que lista as melhores universidades de saúde do mundo. Neste predominam, que surpresa (!) as capitalistas norte-americanas: Tio Sam tem mais saúde que Fidel.

Equipamento cirúrgico em um hospital cubano. Cadê a medicina-modelo?

O site Real Cuba denuncia o mito da medicina cubana: falta de remédios e infraestrutura, equipamentos enferrujados, e infiltrações nas paredes são só algumas das características do paraíso caribenho. Cadê a medicina-modelo? Faltou dizer, caro leitor, que o sistema médico de Cuba é altamente segregado. Enquanto estrangeiros endinheirados, como Diego Maradona, podem pagar caro pelos hospitais-modelo, a população pobre - que é a imensa maioria, é jogada às moscas e às ferrugens das velharias hospitalares: devem levar seus próprios travesseiros e aspirinas para sobreviver. Em Cuba só tem saúde o gringo que pode pagar.


Paciente internado em hospital cubano. Repare nas condições de higiene...


Então, por que médicos cubanos? Para a blogueira Graça Salgueiro, editora do blog Nota Latina, a contratação de médicos cubanos tem caráter puramente ideológico. Para esta, alinhamentos políticos protagonizados no Foro de São Paulo estão por trás do acordo. A ideia é trazer profissionais cubanos para espalhar a mentalidade revolucionária nos rincões do nosso país e angariar votos para o PT. Exagero?

"Companheiro, fica tranquilo, vou ajudar sua ditadura! Eu te pago R$10.000 por médico, você repassa 25% para eles, e o resto é seu! Beleza?"

Saiba que ao contrário de outros profissionais estrangeiros que vêm trabalhar no Brasil, médicos cubanos são remunerados diretamente à ditadura castrista. O governo brasileiro paga estes salários à Fidelito, que repassa somente 40% do montante aos médicos trabalhadores. Ou seja, o PT está enviando dinheiro dos nossos impostos para sustentar a ditadura cubana! Estamos financiando Fidel, como fazia a União Soviética! Legal né? O que acha disso, contribuinte?

Não vocifero contra a contratação de médicos estrangeiros. Muito pelo contrário, se falta médico, que o país seja rasgado por profissionais das mais diversas nacionalidades! Que curem-se as enfermidades! Mas sem misturar bisturi com ideologia política. É isso que se deve fazer.

Fontes:

http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/foro-de-sao-paulo/14121-contratacao-dos-medicos-cubanos-o-que-ha-por-tras-disso.html

http://www.mises.org.br/FileUp.aspx?id=278

http://www.therealcuba.com/Page10.htm

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/MelhoresUniversidadesMundo_CienciasSaude.pdf

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/salario-de-medicos-cubanos-no-brasil-pago-direto-governo-de-cuba-gera-polemica-no-congresso.html

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Ago/21/2013_08_21_informe_mais_medicos.pdf
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Ótimo poste!, seus argumentos derrubariam a Dilma em um debate.

    ResponderExcluir

Não seja um esquerdista chato, comente civilizadamente!

Mais dúvidas? Pergunte-me em: http://ask.fm/diariodeumexcomunista