sábado, 3 de agosto de 2013

Veja para onde despachar colegas comunistas. Ou: Veja como é a maravilhosa vida nos países vermelhos.

Que tal despachar seus colegas comunistas para Cuba, Coréia do Norte ou China? Visando esclarecê-lo quando esta possibilidade, o Diário de um Ex Comunista fez um guia de como a vida nestes países é confortável e agradável, como nos comerciais de margarina...

CHINA

A China é um imenso poço de contradições. Ótimo lugar para enviar um comunista "dialético". De um lado, o estado totalitário e centralizador, guiado pelas austeras rédeas do Partido Comunista - que diga-se de passagem, é o único do país e o governa desde 1949. Do lado oposto à esquerdice,
vemos a segunda maior economia capitalista do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O país pode até ser comunista, mas dinheiro é coisa séria né?

Grande Crise de Fome (1958-1961). Décadas de governo comunista fizeram com que o país tivesse grandes crises de alimentação.

O fato é que décadas de comunismo maoísta e isolamento provocaram salários artificialmente baixos e miseráveis para a população, ocasionando inclusive graves períodos de fome. Isso é que é revolução, né? Finalmente, quando a China se abriu ao mercado na década de 1980, as empresas tinham mão de obra farta e barata, e assim foram atraídas para lá como se fossem moscas no mel. Graças à uma boa dose de capitalismo a China cresceu em ritmo alucinante, tirando milhões de pessoas da miséria absoluta.

Os arranha céus e a força do capitalismo em Shangai. Cadê os ideais marxistas agora, hein!?

Embora seja o segundo país mais rico do mundo, a China é o último local que você gostaria de viver. Salários baixos e jornadas de trabalho análogas à escravidão - situação esta, "menos pior" do que morrer de fome no campo, e controle excessivo do governo não são fatores muito atraentes. Além disso, trata-se de um país oficialmente ateu, que aceita somente um filho por casal e têm o aborto institucionalizado - leia-se, morticínio de crianças inocentes. Ou seja, mudar-se para lá com sua família não é uma boa ideia.

CUBA

Cuba não é somente um país comunista, é uma caricatura do comunismo mundial. Depois da Revolução de 1959, protagonizada por Che Guevara e pelos irmãos Castro (Fidel e Raul), pouca coisa mudou. Fidelito e Raulzito continuam no poder. E na tentativa de segurar sua população, o governo proíbe que seus cidadãos deixem o país. Assim observam-se verdadeiras frotas de barcaças improvisadas tentando sair da ilhota, como verdadeiros náufragos desesperados.

Cuba parece uma novela das seis, daquelas de época. O país parou nos anos 60.

Tratada como filhinha mimada da União Soviética, que dava generosos subsídios à ilha, Cuba conseguiu desenvolver sua saúde e sua educação. Hoje um cirurgião ganha 60 reais mensais, o aprendizado dos alunos é censurado, e o país sofre com uma enorme carência habitacional. Acabou a mamata da mamãe soviética e logo acabou a farra. É só observar a paisagem para notar que o crescimento de Cuba parou nos anos 60. Mas ao menos que você seja uma pessoa nostálgica, e não se importe com racionamento de comida, Cuba é um bom destino. Tanto que Hugo Chávez foi tratar-se lá...ops, na verdade foi no Sírio Libanês mesmo...

CORÉIA DO NORTE

Como comunista de verdade gosta é de poder, hoje a Coréia é governada pelo ditador Kim Jong-un, neto gordinho do ditador master Kim II-sung, família esta, que governa o país com mãos de ferro desde 1955. A revolução foi um grande "sucesso" no país. Deu tão certo que seus habitantes dependem da doação de alimentos da China e da Coréia do Sul para sobreviver. Segundo dados da ONU, 60% das crianças sofrem de subnutrição. 

Enquanto 60% das crianças sofrem de subnutrição na Coréia do Norte, o luxuoso Palácio do Sol serve templo de adoração aos Kim, a religião oficial. 

Além disso, a Coréia do Norte não é um lugar muito agradável para liberdades individuais. Em pleno século XXI, existem dezenas de campos de trabalho forçado no país, que abrigam exclusivamente presos políticos, ocorrendo inclusive casos de mortes e torturas. E se você é cristão, más notícias. De acordo com a Missão Portas Abertas, trata-se do país com as mais duras repressões à esta religião no planeta.

Coréia do Sul e Coréia do Norte durante a noite. Nem precisa dizer qual delas é a comunista, né!?

Mesmo com todos estes problemas, você é obrigado a adorar o ditador como se fosse um Deus Supremo, ou o Grande Irmão, descrito por George Orwell em 1984. Algo semelhante ao que ocorria na Alemanha nazista, lembra? Além disso, trata-se de um país possuidor de armas nucleares e bastante temperamental na diplomacia internacional. E aí, vai encarar?

VIETNÃ, LAOS, E OUTROS
São países muito expressivos no cenário internacional. Mande seus amigos comunistas para lá!
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Oi. ei deixei um comentário no blog, mas não sei onde...

    Celia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sobre os metacapitalistas.

      http://diariodeumexcomunista.blogspot.com.br/2013/08/capitalismo-sem-frescura-sem-falacias.html

      Excluir

Não seja um esquerdista chato, comente civilizadamente!

Mais dúvidas? Pergunte-me em: http://ask.fm/diariodeumexcomunista